segunda-feira, 17 de março de 2014

CINEMA NA 29


PROJETO CINEMA NA 29

A preocupação em encontrar formas diferenciadas e diversificadas de trabalhos em sala de aula nos leva a ideia de trabalhar com a produção de vídeos. Surge com a problemática relacionada à utilização da cultura midiática nas aulas e com a necessidade de o aluno ter oportunidades de exploração destas culturas, tidas como o centro de atenção de todos os jovens. O trabalho com produção de vídeos é uma forma prepará-los para se expressarem por meio do audiovisual num mundo onde saber comunicar-se é de fundamental importância.

Objetivos:
  • Utilizar a produção Audio-Visual como forma de expressão;
  • Conhecer os diversos Gêneros Cinematográficos
  • Conhecer as etapas da produção de um filme;
  • Produzir um curta-metragem.

Operacionalização:
O projeto será desenvolvido em conjunto, pelas professoras de Informática e Português com as turmas do 8º e 9 ano.
Uma vez por semana os alunos serão levados ao laboratório de Informática para o desenvolvimento do projeto. O  Blog  http://cinemana29.blogspot.com.br/,  servirá como registro de todas as etapas da produção, com o objetivo de registrar as dificuldades encontradas pelos alunos na realização do empreendimento.
O Blog será usado pelos alunos e professores, reforçando a ideia do Blog como registro e publicação de conteúdo e de  compartilhamento de informações. 


Etapa 1 - Conhecendo mais sobre Cinema. Nesta etapa do projeto os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a linguagem Audiovisual, desde sua origem, com os primeiros filmes produzidos até as produções mais recentes.

Documentário – A invenção do cinema https://www.youtube.com/watch?v=tkkl7_oDxXU

Filme: A cura – Charles Chaplin – Cinema mudo.

Nesta etapa ainda, os alunos conhecem outro projetos de produção cinematográfica por alunos e professores.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-de-aula-desenvolvimento-tv-online-731566.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml

Nuvem TV - a nuvem TV é um exemplo de vídeos produzidos por alunos de diversos lugares do 
Brasil. 
http://www.nuvem.tv/?p=inicio

Meu primeiro filme - Site do Professor Carlos Gerbase  - Filmes feitos por alunos. O site também mostra filmes premiados em cada categoria.
http://www.primeirofilme.com.br/site/o-festival/filmes-participantes/

http://curtahistorias.mec.gov.br/vencedores

Tempo de execução: 2 aulas -  Março

Etapa 2: Apropriação de conceitos básicos sobre o Cinema- Nesta etapa os alunos serão levados a conhecer os principais conceitos sobre a produção de cinema.
Tipos de filmes: Documentário, Entrevista, Animação e filme (ficção, romance, terror, suspense, comédia, etc.)
Pesquisa na Internet, pelos alunos, sobre cada um dos Gêneros cinematográficos citados. Produção de material em Apresentação Eletrônica sobre os Gêneros cinematográficos.


Entrevista do professor Garlos Gerbase da PUC – Porto Alegre sobre produção do primeiro filme.

Tempo de execução: 2 aulas 03 e 10/04

Etapa 3: Fases da produção de um filme: Nesta etapa os alunos serão levados a conhecer todas as etapas, da produção de um filme.
1°Etapa - Criação do roteiro
2°Etapa - Levantamento de custos (orçamento)
3°Etapa - Escolha do elenco
4°Etapa - Agendamento de locais
5°Etapa - Equipamentos cinematográfico
6°Etapa - Figurino, objetos e utilitários de cena
7°Etapa - Pré-ensaio
8°Etapa - Preparação do cenário
9°Etapa – Ação
10°Etapa - Sonoplastia ou fundo musical
11°Etapa – Montagem


Produção de material em Apresentação eletrônica sobre os principais conceitos que envolvem a produção cinematográfica.
Tempo de execução: 3 aulas 17 e 24/04 e 08/05

Etapa 4: Definição das tarefas: Nesta etapa os alunos definirão quais serão as tarefas de cada integrante do grupo, considerando as fases da produção do filme.

Tempo de execução: 1 aula - 15/05


Etapa 5: Início das atividades - Nesta etapa do trabalho os alunos inciam a pesquisa para a escrita do roteiro. Deverão buscar materiais em biblioteca, internet e outros para embasar a escrita do roteiro. Este roteiro será avaliado pela professora de Português e será reescrito até obter o resultado esperado.
O roteiro também será avaliado por roteiristas  da Nuvem TV.

Tempo de execução: 4 aulas 22 e 29/05  e 05 e 12/06 - Participação da Roteirista Mirela - Nuvem TV

Etapa 6: Filmagens – Esta etapa do projeto será destinada a produção das cenas pelos alunos, nos espaços definidos e com os equipamentos disponíveis.

Tempo de execução: 5 aulas: 19 e 26/06

Etapa 7: Finalização e montagem – Esta etapa será destinada a montagem e sonorização do filme.

Tempo de execução: 3 aulas 3, 10 e 17/07


Etapa 8: Exibição e avaliação: nesta etapa todos os alunos do 8º e 9º ano assistem os filmes, fazendo comentários e avaliações.

20/07 apresentação


Avaliação:
- A participação (envolvimento, comprometimento e dedicação) de cada estudante durante os trabalhos, identificando se os conhecimentos que possuíam antes das tarefas se ampliaram.
- O desempenho dos estudantes durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido pelas equipes e no filme apresentado.

- O produto final pode ser considerado um filme com todas as características. 



17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ainda é o começo do projeto mas promete ser uma coisa legal e diferente! Weslen e Herike.

    ResponderExcluir
  4. Olhamos um filme de como foi o surgimento do cinema. Não eram vídeos eram fotos que passavam pelo visor rapidamente, dando a impressão de que a imagem estava a se movimentar. Como era só fotos, e não vídeos, o filme era muito curto e também em preto e branco. Michelle, Liliane e Ketlyn

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Foi nos apresentado um pequeno documentário "A Origem do Cinema"...da onde tiramos varias ideais,antigamente as memórias eram desenhadas na parede...não havia tanta tecnologia,os filmes eram preto e branco,a maquina que rodava o filme antigamente ia tão rápido que imagens consecutivas tornavam uma história e outros.
    Isabel Cristina e Evelyn Mariana

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Nós gostamos muito da ideia e apoiamos, pois isso pode nos ajudar a escrever texto melhores com o roteiro e perder a timides com as cenas do filme,ou até nos dar uma ideia de empreender com o orçamento do filme. Gabriel e Rafael. 8ºano

    ResponderExcluir
  9. Um projeto legal,aonde conhecemos mais sobre o mundo e suas novidades!
    Nossas expectativas é aprender,participar e com muito esforço ganhar!!!
    Ana Paula Oliveira e Eliza Oliveira

    ResponderExcluir
  10. eu achei uma boa ideia para nos iniciantes que estamos interessados no projeto

    felipe

    ResponderExcluir
  11. O projeto é uma boa iniciativa pra mim abriu e espalhou as minhas idéias, eu acho que todos vão ter idéias incríveis. Por primeiro assistir como surgiu o cinema em reportagens, assim tive as primeiras idéias, que com o tempo foi crescendo as idéias, assim é só fazer um pouco de esforço que todos vão ser otimos reporteres.
    Vanderson Assmann 8° ano

    ResponderExcluir
  12. Nos vimos ate agora a criação do cinema como começou, com um francês e um norte americano, eu deles criou sua maquina individual e o outro com ajudas de seus amigos.O projeto ira ser muito legal pois ira ser muito bom para a vida para se quiser continuar o trabalho em diante. Douglas e Lucas

    ResponderExcluir
  13. Com certeza, a empolgação de todos é muito grande...
    Será um grande trabalho, com muita parceria entre nós, professoras, e vocês, alunos, para que juntos possamos criar e recriar, contar e recontar...
    Sucesso a todos nós!!!

    ResponderExcluir
  14. Será uma caminhada longa até o final do projeto, valerá a pena pela experiência e pelo aprendizado. Tanto para os alunos, professores e demais.
    Bruna Borth

    ResponderExcluir
  15. Nós achamos o projeto muito legal, vimos muitas novidades, gostamos da grande ideia e com isso esperamos ir ao cinema!
    Ana e Sabrina

    ResponderExcluir
  16. Estou achando muito boom,pois eh uma ideia nova....q podemos apreender muito coom isso...tanto para os professores e para os alunos....ha e no final de tudo isso ainda esperamos ir para o cinema
    Kamylla Souza

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir