PROJETO
CINEMA NA 29
A
preocupação em encontrar formas diferenciadas e diversificadas de
trabalhos em sala de aula nos leva a ideia de trabalhar com a
produção de vídeos. Surge com
a problemática relacionada à utilização da cultura midiática nas
aulas e com a necessidade de o aluno ter oportunidades de exploração
destas culturas, tidas como o centro de atenção de todos os jovens.
O trabalho com produção de vídeos é uma forma prepará-los para
se expressarem por meio do audiovisual num mundo onde saber
comunicar-se é de fundamental importância.
Objetivos:
- Utilizar a produção Audio-Visual como forma de expressão;
- Conhecer os diversos Gêneros Cinematográficos
- Conhecer as etapas da produção de um filme;
- Produzir um curta-metragem.
Operacionalização:
O
projeto será desenvolvido em conjunto, pelas professoras de
Informática e Português com as turmas do 8º e 9 ano.
Uma
vez por semana os alunos serão levados ao laboratório de
Informática para o desenvolvimento do projeto. O Blog http://cinemana29.blogspot.com.br/, servirá como registro de todas as etapas da produção, com o
objetivo de registrar as dificuldades encontradas pelos alunos na
realização do empreendimento.
O Blog será usado pelos alunos e professores, reforçando a ideia do Blog como registro e publicação de conteúdo e de compartilhamento de informações.
O Blog será usado pelos alunos e professores, reforçando a ideia do Blog como registro e publicação de conteúdo e de compartilhamento de informações.
Etapa
1 - Conhecendo mais sobre Cinema. Nesta etapa do projeto os
alunos irão conhecer um pouco mais sobre a linguagem Audiovisual,
desde sua origem, com os primeiros filmes produzidos até as
produções mais recentes.
As
origens do cinema:
http://www.youtube.com/watch?v=f7JQvgYLkg8&feature=related
Documentário
– A invenção do cinema
https://www.youtube.com/watch?v=tkkl7_oDxXU
Filme:
A cura – Charles Chaplin – Cinema mudo.
Nesta
etapa ainda, os alunos conhecem outro projetos de produção
cinematográfica por alunos e professores.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-de-aula-desenvolvimento-tv-online-731566.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml
Nuvem TV - a nuvem TV é um exemplo de vídeos produzidos por alunos de diversos lugares do
Brasil.
http://www.nuvem.tv/?p=inicio
Meu primeiro filme - Site do Professor Carlos Gerbase - Filmes feitos por alunos. O site também mostra filmes premiados em cada categoria.
http://www.primeirofilme.com.br/site/o-festival/filmes-participantes/
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml
Nuvem TV - a nuvem TV é um exemplo de vídeos produzidos por alunos de diversos lugares do
Brasil.
http://www.nuvem.tv/?p=inicio
Meu primeiro filme - Site do Professor Carlos Gerbase - Filmes feitos por alunos. O site também mostra filmes premiados em cada categoria.
http://www.primeirofilme.com.br/site/o-festival/filmes-participantes/
http://curtahistorias.mec.gov.br/vencedores
Tempo de execução: 2 aulas - Março
Etapa
2: Apropriação de conceitos básicos sobre o Cinema- Nesta
etapa os alunos serão levados a conhecer os principais conceitos
sobre a produção de cinema.
Tipos
de filmes: Documentário, Entrevista, Animação e filme (ficção,
romance, terror, suspense, comédia, etc.)
Pesquisa
na Internet, pelos alunos, sobre cada um dos Gêneros
cinematográficos citados. Produção de material em Apresentação
Eletrônica sobre os Gêneros cinematográficos.
Entrevista
do professor Garlos Gerbase da PUC – Porto Alegre sobre produção
do primeiro filme.
Tempo de execução: 2 aulas 03 e 10/04
Etapa
3: Fases da produção de um filme: Nesta etapa os alunos
serão levados a conhecer todas as etapas, da produção de um filme.
1°Etapa
- Criação do roteiro
2°Etapa
- Levantamento de custos (orçamento)
3°Etapa
- Escolha do elenco
4°Etapa
- Agendamento de locais
5°Etapa
- Equipamentos cinematográfico
6°Etapa
- Figurino, objetos e utilitários de cena
7°Etapa
- Pré-ensaio
8°Etapa
- Preparação do cenário
9°Etapa
– Ação
10°Etapa
- Sonoplastia ou fundo musical
11°Etapa
– Montagem
Produção de material em Apresentação eletrônica sobre os principais conceitos que envolvem a produção cinematográfica.
Tempo de execução: 3 aulas 17 e 24/04 e 08/05
Tempo de execução: 3 aulas 17 e 24/04 e 08/05
Etapa 4: Definição das tarefas: Nesta etapa os alunos definirão quais serão as tarefas de cada integrante do grupo, considerando as fases da produção do filme.
Tempo de execução: 1 aula - 15/05
Etapa
5: Início das atividades - Nesta etapa do trabalho os
alunos inciam a pesquisa para a escrita do roteiro. Deverão buscar
materiais em biblioteca, internet e outros para embasar a escrita do
roteiro. Este roteiro será avaliado pela professora de Português e
será reescrito até obter o resultado esperado.
O roteiro também será avaliado por roteiristas da Nuvem TV.
Tempo de execução: 4 aulas 22 e 29/05 e 05 e 12/06 - Participação da Roteirista Mirela - Nuvem TV
O roteiro também será avaliado por roteiristas da Nuvem TV.
Tempo de execução: 4 aulas 22 e 29/05 e 05 e 12/06 - Participação da Roteirista Mirela - Nuvem TV
Etapa
6: Filmagens – Esta etapa do projeto será destinada a
produção das cenas pelos alunos, nos espaços definidos e com os
equipamentos disponíveis.
Tempo de execução: 5 aulas: 19 e 26/06
Etapa
7: Finalização e montagem – Esta etapa será destinada a
montagem e sonorização do filme.
Tempo de execução: 3 aulas 3, 10 e 17/07
Tempo de execução: 3 aulas 3, 10 e 17/07
Etapa
8: Exibição e avaliação: nesta etapa todos os alunos do
8º e 9º ano assistem os filmes, fazendo comentários e
avaliações.
20/07 apresentação
Avaliação:
-
A participação (envolvimento, comprometimento e dedicação) de
cada estudante durante os trabalhos, identificando se os
conhecimentos que possuíam antes das tarefas se ampliaram.
- O desempenho dos estudantes durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido pelas equipes e no filme apresentado.
- O produto final pode ser considerado um filme com todas as características.
- O desempenho dos estudantes durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido pelas equipes e no filme apresentado.
- O produto final pode ser considerado um filme com todas as características.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAinda é o começo do projeto mas promete ser uma coisa legal e diferente! Weslen e Herike.
ResponderExcluirOlhamos um filme de como foi o surgimento do cinema. Não eram vídeos eram fotos que passavam pelo visor rapidamente, dando a impressão de que a imagem estava a se movimentar. Como era só fotos, e não vídeos, o filme era muito curto e também em preto e branco. Michelle, Liliane e Ketlyn
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoi nos apresentado um pequeno documentário "A Origem do Cinema"...da onde tiramos varias ideais,antigamente as memórias eram desenhadas na parede...não havia tanta tecnologia,os filmes eram preto e branco,a maquina que rodava o filme antigamente ia tão rápido que imagens consecutivas tornavam uma história e outros.
ResponderExcluirIsabel Cristina e Evelyn Mariana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNós gostamos muito da ideia e apoiamos, pois isso pode nos ajudar a escrever texto melhores com o roteiro e perder a timides com as cenas do filme,ou até nos dar uma ideia de empreender com o orçamento do filme. Gabriel e Rafael. 8ºano
ResponderExcluirUm projeto legal,aonde conhecemos mais sobre o mundo e suas novidades!
ResponderExcluirNossas expectativas é aprender,participar e com muito esforço ganhar!!!
Ana Paula Oliveira e Eliza Oliveira
eu achei uma boa ideia para nos iniciantes que estamos interessados no projeto
ResponderExcluirfelipe
O projeto é uma boa iniciativa pra mim abriu e espalhou as minhas idéias, eu acho que todos vão ter idéias incríveis. Por primeiro assistir como surgiu o cinema em reportagens, assim tive as primeiras idéias, que com o tempo foi crescendo as idéias, assim é só fazer um pouco de esforço que todos vão ser otimos reporteres.
ResponderExcluirVanderson Assmann 8° ano
Nos vimos ate agora a criação do cinema como começou, com um francês e um norte americano, eu deles criou sua maquina individual e o outro com ajudas de seus amigos.O projeto ira ser muito legal pois ira ser muito bom para a vida para se quiser continuar o trabalho em diante. Douglas e Lucas
ResponderExcluirCom certeza, a empolgação de todos é muito grande...
ResponderExcluirSerá um grande trabalho, com muita parceria entre nós, professoras, e vocês, alunos, para que juntos possamos criar e recriar, contar e recontar...
Sucesso a todos nós!!!
Será uma caminhada longa até o final do projeto, valerá a pena pela experiência e pelo aprendizado. Tanto para os alunos, professores e demais.
ResponderExcluirBruna Borth
Nós achamos o projeto muito legal, vimos muitas novidades, gostamos da grande ideia e com isso esperamos ir ao cinema!
ResponderExcluirAna e Sabrina
Estou achando muito boom,pois eh uma ideia nova....q podemos apreender muito coom isso...tanto para os professores e para os alunos....ha e no final de tudo isso ainda esperamos ir para o cinema
ResponderExcluirKamylla Souza
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir