A
culminância do projeto deu-se com a produção dos curtas-metragens
pelos alunos. Para que chegassem a isso foi necessário estimular a
sua criatividade com técnicas que os levassem a escrever o roteiro e
tudo que envolve a sua produção, desenvolvendo habilidades que a
escrita de uma redação convencional não desenvolveria, tendo em
vista que “as tecnologias digitais não são apenas uma nova forma
de fazer as mesmas coisas (como ler), mas também e, principalmente,
de fazer coisas novas”(GABRIEL 2013).
Realizar
este trabalho foi muito bom para nós enquanto professoras. Em
primeiro lugar foi muito prazeroso, pois nada é mais gratificante
que ver o aluno empenhado, envolvido, produzindo e construindo
conhecimento. Claro que, ainda assim, alguns alunos não estavam tão
empenhados e com estes foi necessário fazer um acompanhamento mais
de perto, foi necessário auxiliá-los dando dicas sobre o que e como
poderiam fazer. É neste momento que o trabalho do professor faz a
diferença, pois é preciso resgatar os alunos que menos trabalham
trazendo-os de volta para motivação.
Com
este trabalho, nós, professoras também construímos conhecimentos
novos, pois foi necessário estudar e buscar recursos teóricos para
poder auxiliar os alunos: primeiro um trabalho de pesquisa
aprofundada sobre produção cinematográfica e depois saber operar
um software de edição de vídeos.
Representou
um ganho pessoal na medida em que nós também não vamos mais
assistir um filme com os mesmos olhos. Conhecemos tudo o que está
por detrás da produção deste filme. Passamos a entender alguns
truques utilizados para ajudar a contar a história do filme. Enfim,
compreendemos melhor a linguagem cinematográfica.
Consideramos
o projeto uma oportunidade de ampliar a visão de mundo do aluno,
saindo da sala de aula e dos tradicionais conteúdos curriculares,
com o uso das Tecnologias Digitais.
Os
objetivos deste projeto eram motivar os alunos para a produção e
construção de conhecimento usando as tecnologias digitais,
encontrar formas diferenciadas e variadas de usar a expressão oral e
escrita e levar os alunos a produzir um curta-metragem.
Pode-se
concluir que o projeto atingiu os objetivos propostos pelos
resultados apresentados e pelo retorno positivo que gerou em termos
de aprendizagem e envolvimento de todos os atores do projeto. Também
para a escola como um todo gerou um resultado positivo, pois o
trabalho foi comentado entre alunos e professores estimulando a
continuidade do mesmo, e permitindo que, talvez, se descubram
talentos entre os alunos e que estes possam até, quem sabe, serem
futuros cineastas, roteiristas ou ocupar qualquer outra função que
envolve a produção cinematográfica.
Enfim,
este está sendo um trabalho desafiador, em que o próprio professor
precisa ir em busca de conhecimentos e atualizações para receber em
troca muitas aprendizagens e reavivar o brilho nos olhos que provoca
o aprender, tão desmistificado no cenário atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário