segunda-feira, 9 de junho de 2014

OFICINA DE CRIAÇÃO DE ROTEIROS

Nos dias 22 e 29 de maio os alunos do projeto, por meio de video conferência, participaram de  uma oficina de criação de  roteiros, com a Roteirista, coordenadora do Site Nuvem TV. Nesta oficina os alunos foram desafiados a iniciar a escrita de uma história.
Na primeira atividade cada grupo escolheu um nome para o seu grupo como se fosse um personagem. O grupo  devia caracterizar o personagem, identificar o lugar de onde veio e sua idade. Para iniciar a história a roteirista leu a históry line criada por ela. Logo após foi apresentado um fato científico - descoberta de água em Europa. A esse fato foi acrescentado mais uma componente, a hipótese fantástica (criar histórias que podem ser reais e ter personagens irreais,  como exemplo temos as histórias de Monteiro Lobato).
Com todos estes dados os alunos deveriam criar uma history line própria aproveitando todos os elementos citados. O personagem, o fato científico e deveria também, ter elementos da história fantástica.
Esses exercícios levam o aluno a desenvolver a criatividade, soltar a imaginação para poder ter um início de escrita de texto ou, no caso, roteiro. Foi importante fazer esse exercício e percebeu-se que os alunos estavam muito envolvidos na atividade, concentrados e o resultado foi excelente. Saíram ótimas histórias.
Após esses exercícios foi acrescentado mais um elemento que deveria ser incorporado à history line. Foi apresentada uma máquina fotográfica, que deveria ser transformada numa personagem da história, dando sequencia ao escrito anteriormente.

Outros exercícios feitos com os alunos foram em relação ao som de um filme. Antes de mais nada os alunos deveriam identificar o som e associar a alguma ação. Cada ação em um filme tem um áudio que auxilia ou reforça a ideia da cena. Cenas de ação, suspense, drama, românticas, cada uma tem e deve ter um áudio específico. Esse elemento é muito importante pois ajuda a contar a história.

A partir de um som determinado os alunos deveriam pensar  e escrever uma cena apropriada. Esse exercício também foi importante no sentido de auxiliar  a pensar a história e a música apropriada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário