segunda-feira, 2 de junho de 2014

PROJETO CLAQUETE


O Projeto Claquete é um projeto da Secretaria de Educação de Dois Irmãos para os professores da Rede Municipal. O objetivo do projeto é levar aos professores recursos diferenciados, como por exemplo a  produção audiovisual,  para o trabalho com alunos. Dicas sobre a produção de filmes, desde a escrita do roteiro até a filmagem e edição do filme. O texto abaixo relata algumas das dicas   trazidas pelo roteirista Cássio Tollpolar no curso do Projeto Claquete.

Para produzir um filme é necessário ter um domínio da linguagem cinematográfica, que é  um conjunto de ferramentas de expressão para se comunicar com o público e, também um domínio mínimo de equipamentos.

Elementos da linguagem:
Roteiro: O roteiro é a escrita do filme, com todas as cenas e áudios sendo a base teórica para a produção do filme. O roteiro é a história contada com os detalhes de luz, som, figurino, local, etc. descritos detalhadamente, para que o produtor consiga entender a história que se quer contar e a mensagem que o filme quer transmitir.
Decupagem: é a escrita técnica do filme, onde cada cena é descrita detalhadamente, pensando na luz, na posição da câmera, na posição dos atores, na tomada que deve ser feita, se é mais focada, mais aberta, etc.
Luz:  a iluminação é parte importante da mensagem que o filme quer transmitir, como por exemplo: filmes mais alegres têm muita iluminação e filmes de suspense pouca luz.
Som: o som dá a profundidade e qualidade ao filme. Uma mesma cena com áudios diferentes pode ter interpretações diversas. O som ajuda a contar a história. De acordo com a mensagem do filme deve ser o áudio.
Montagem ou edição: a edição é parte importante da produção do vídeo. O editor deve conhecer a história a ser contada, pois na hora da edição a escolha das cenas e aposição destas no filme, podem mudar o foco da história.  
Câmera: a forma de movimentar a câmera na hora da filmagem também faz parte da linguagem cinematográfica. Uma câmera parada e focada no ator pode ter um aspecto de confissão e uma fala direta ao público, por exemplo. Uma câmera em movimento dá sensação de movimento ao filme.
Conhecer a linguagem cinematográfica faz toda diferença num filme, pois é fundamental para auxiliar a transmitir a mensagem ou a história que se quer contar.
Para nós, professores, foi importante participar deste curso, pois aprendemos algo novo que pode ser usado com os alunos melhorando e tornando mais atrativas nossas aulas. Com certeza passaremos a  assistir filmes com outro olhar, um olhar mais crítico e sabedor do que tem por trás das telas do cinema.
Cinema é um assunto que não consta da grade curricular obrigatória de nossas disciplinas, mas que amplia significativamente a visão de mundo dos envolvidos, tanto alunos como professores. Um assunto que pode envolver diversas disciplinas  e trabalhar os mais diversos temas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário